quarta-feira, 11 de novembro de 2009

AJAAR PARTICIPOU EM 2009 DE TRES FEIRAS IMPORTANTES Da Agricultura Familiar PROMOVIDA PELO MINISTERIO DE DESENVOLVIMENTO AGRARIO-MDA

Os agricultores associados da Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAAR), orientados tecnicamente pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho através do Setor de Agregação de Valor/Programa da Agroindústria Artesanal de Alimentos. Participaram das três feiras importante da Agricultura Familiar promovida pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Que são:


IVº Salão do Turismo - Roteiros do Brasil que aconteceu em julho em São Paulo, no Parque Anhembi - Pavilhões Norte/Sul.

O maior evento do turismo brasileiro!




O Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil.








Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.


O salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de
Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, jóias, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).





E também ja foi lançado para o ano que vem o 5° Salão do Turismo que também sera realizado em São Paulo mesmo local

dos dias 26 a 30 de maio de 2010
VI FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA no Rio de Janeiro no mês de outubro 07 a 12.

realizado no espaço Marina da Gloria,sendo seu segundo ano consecutivo na Cidade do Rio de janeiro

As edições anteriores foram realizadas em Brasilia

O maior evento da agricultura familiar da América Latina
O Brasil Rural Contemporâneo é a sexta edição da Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária. O evento que retorna ao Rio de Janeiro é o maior espaço de exposição e venda de produtos da agricultura familiar na América Latina. As cinco edições anteriores – quatro em Brasília (DF) e uma no Rio de Janeiro - reuniram 2.350 empreendimentos agroindustriais e artesanais, movimentaram R$ 40 milhões em vendas diretas e Rodadas de Negócios, que promovem negócios diretos entre empreendimentos da agricultura familiar e grupos compradores de redes de supermercados, hotéis e restaurantes. Nas cinco edições, mais de 600 mil pessoas visitaram os estandes, compraram e saborearam produtos e se divertiram com espetáculos e apresentações culturais. 25 mil metros quadrados de área O Brasil Rural Contemporâneo ocupa 25 mil metros quadrados na Marina da Glória. A produção de agricultores familiares e assentados da reforma agrária de todo o País será exposta em cinco ambientes regionais, ocupados por 27 estandes coletivos estaduais de expositores das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.
A área coberta conta com seis espaços temáticos – Amazônia, Praça da Cachaça, Praça dos Orgânicos, Praça do Artesanato/Ofícios, Talentos do Brasil e Organização Produtiva das Mulheres Rurais – e sete espaços de redes de cooperativas e associações. Nestes locais, que reúnem até 16 expositores, o visitante pode ver, degustar e comprar diretamente produtos de qualidade.

A área construída abriga também o Espaço Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Espaço Territórios da Cidadania/Territórios Digitais, Casa do Incra, o Espaço NEAD, o Espaço Mais Alimentos, o Espaço Brincante e o Espaço Excelência em ATER.


A escultura em madeira maciça do sanfoneiro Luiz Gonzaga chamou a atenção no Espaço Nordeste. Era inevitável passar e registrar a obra em fotografia. Durante os seis dias do Brasil Rural Contemporâneo, o estande do Instituto Jardim das Artes de Sirinhaém (PE) foi ponto de curiosidade e admiração dos visitantes. A peça de aproximadamente um metro e meio de altura está sendo trabalhada pelo artesão pernambucano Eronildo Honorato.

foto acima:Teresinha Aparecida Machador Hard ,Salete Vanzella Ribeiro ,Luciano Bahr






Um espaço de grandes negócios O Brasil Rural Contemporâneo é mais que um ambiente de convivência e lazer. É também um espaço de grandes negócios, que vão além das vendas diretas nos estandes durante os seis dias de Feira. Um desses espaços é a Rodada de Negócios, que proporciona contato direto entre agricultores familiares e atacadistas, varejistas e representantes de redes de supermercados e de hotéis.


Salame de 5 metros




Na 1º FEIRA SUSTENTÁVEL CATARINENSE 2009 DA AGRICULTURA FAMILIAR, ECONOMIA SOLIDÁRIA PESCA E ENERGIAS RENOVÁVEIS

em Florianópolis-SC.






Abertura da feira sustentável








Pessoal de joinville visitando a feira


As feiras promovidas pelo MDA são espaços de promoção, divulgação e comercialização dos produtos de agroindústrias familiares e de artesanato, produzidos pelos agricultores familiares, pescadores artesanais, mulheres rurais, assentados da Reforma Agrária e Crédito Fundiário, extrativistas, aquicultores, quilombolas e indígenas, que atendam os requisitos para enquadramento como beneficiários do PRONAF, bem como divulgar as políticas do MDA para a agricultura familiar, comunidades tradicionais e a reforma agrária.
Parceria entre o MDA e Município em prol da Agricultura Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores